Top 15 maiores países produtores de petróleo



Top 15 maiores países produtores de petróleo

 

Uma lista da AP revela os 15 principais países produtores de petróleo (em barris por dia), de acordo com estatísticas de 2009 pela Administração de Informação de Energia dos EUA.

À luz de recentes vazamentos de petróleo, ações judiciais e danos ambientais, é discutível se essas estatísticas são algo para se orgulhar, ou se eles simplesmente ainda apontam para a urgência com que precisamos buscar formas alternativas de energia.

Confira os 15 maiores países produtores de petróleo abaixo.

15- Angola 

A Angola produz 1,9 milhões de barris de petróleo por dia, e exporta 1.8 milhões de  barris, estando em #7 na lista dos maiores exportadores.

14 – Brasil

O Brasil produz 2,0 milhões de barris por dia, enquanto exporta diariamente 505.000 barris. O efeito de vazamento de óleo ainda pode ser percebido na Baia de Guanabara mesmo 10 anos depois.

13- Noruega

A Noruega produz 2,1 milhões de barris de óleo por dia.

12- Nigeria

A Nigeria produz 2,2 milhões de galões de óleo por dia, o que a coloca em12° na linha de produtores. Mas é o 4° maior exportador, com o número de 2,2 milhões de galões por dia.

11- Venezuela

A Venezuela produz 2,3 milhões de barris por dia, enquanto exporta 1,3 milhões milhões.

10-Kuwait

O Kuwait produz 2,4 milhões de barris de petróleo por dia. O país exporta 1,4 milhões de barris diariamente, colocando o mesmo em 11° na lista dos países exportadores.

9- Iraque

O Iraque produz 2,4 milhões de barris de óleo por dia, e exporta 1,9 milhões de barris. Alguns relatórios sugerem que o país aumente consideravelmente a importância de obter uma demanda de petróleo, especialmente nos recentes vazamentos de petróleo.

8- Emirados árabes

Os Emirados árabes produzem 2,4 milhões de barris por dia, enquanto exporta 2,0 milhões de barris. Em contrapartida os relatórios mostram que esses países focaram bastante a atenção em investimento de energia verde, como energia solar.

7- Canada

Canada produz 2,6 milhões de barris por dia.

6- Mexico

Mexico produz 2,6 milhões de barris de petróleo por dia enquanto exporta 1,4 barril .

5- China

China produz 3,8 milhões de barris de petróleo diariamente. Entretanto, eles não fazem parte da lista do Top 20 exportadores de petróleo. O país experimentou seu maior derramamento relatado no ano passado depois que um gasoduto explodiu. Os pesquisadores sugerem que os danos ecológicos podem durar uma década. Greenpeace alertou, “Os inúmeros acidentes de mina de carvão do Golfo do México para o Golfo de Dalian deixa calro que o que desenvolvimento econômico baseado em combustíveis fósseis é insustentável e tem um preço elevado.”

4- Irã

Irã produz 4,0 milhões de barris de petróleo diariamente. Além disso, seu programa nuclear tem perturbado muitos países estrangeiros. O país afirma que seu programa centra-se sobre o uso de urânio enriquecido em baixo para gerar eletricidade.

3- Estados Unidos

Os Estados Unidos produz 5,4 milhões de barris de petróleo por dia. Porém o país não faz parte da lista dos Top 20 exportadores de petróleo. Atualmente, o país encontra-se  tratando as ramificações de seu enorme derramamento de óleo BP ao largo da Costa do Golfo.

2-  Arábia Saudita

Controversos relatos sugerem que Saudia Arábia pode ter exagerado suas reservas de petróleo em 40%, de acordo com uma informação vazada pelo WikiLeaks. Se a informação for verdadeira, o país pode não ser capaz de controlar os preços.

1-Russia

Rússia produz 9,5 milhões de barris de petróleo por dia. Enquanto eles são o maior produtor de petróleo, eles são classificados como exportador # 2 abaixo da Arábia Saudita. Rússia exporta 5,4 milhões de barris por dia.

 

Fonte : http://www.huffingtonpost.com/2011/02/22/oil-producers-exporters-t_n_826564.html?ref=energy#s244330&title=1_Russia